Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Família Kikinho :))

Hoje apresento-vos a Família Kikinho
São da minha Mãe
Eu não tenho passaritos, sou contra animais fechados
Sejam em gaiolas, apartamentos minimos, etc...
Este é o Kikinho Filho Nasceu há quase 2anos É um doce de Canário!!! Infelizmente, o ano passado, depois de um acidente na gaiola, ficou sem o pésinho!! Nunca mais foi o mesmo!!! Desde o fim do Verão começou a perder as penas E anda tristinho!!! Esta é a posição que arranjou para dormir, pois não consegue equilibrar-se bem só com uma patinha!!
A posição dele para dormir :))
Meu Kikinho kido *

Ficamos amigos desde o acidente dele há 1ano!!! Levei-o ao Vet e dei o tratamento... Ia todos os dias a Mami p dar o antibiótico ao Kikinho :)

Aqui estão eles , família Feliz e contente , pois estavam ao solinho!! Isto foi algum tempo antes do acidente do Kikinho filho!!

É uma família muito unida :))
Eu não sou apologista de animais engaiolados, nem enjaulados, nem presos em mini apartamentos em que os animais passam horas fechados stressados e deprimidos!!!
Mas esta Família de Canários, são da Mami e do Marido
E já que assim é ..eu também os mimo!!!

O Pai Kiko não anda muito bem ultimamente!!! Não sabemos o que seja, ele de dia está optimo Farta-se de cantar :) Mas assim que chega a noite, fica com uma farfalheira enorme e parece até asma :(

Tadinho !!! :(

Se tivesse bem de finanças, já os tinha levado ao Vet , mas assim fica complicado!!!

Se alguém souber alguma coisa sobre Canários e que me possa dar uma dica, uma ajuda... Agradeço Beijinhux MaluXa

10 comentários:

ameixa seca disse...

Fofinhos, eu não tenho aves em caa porque não gosto que estejam presos! Mas gosto sempre de ver animaizinhos :)

Maria L Filipe disse...

Oi ameixinha:)
Eu também não tenho, estes são da Mãe!!
Adorava ter um Jardim..ou um espaço grande e depois punha casinhas para eles ...
Só não faço isso lá no terraço pk tem imensos pombos e depois não me largavam a porta ...além disso a Nina adora correr atrás deles :))

analuciana disse...

Maluxa,
não sei nada sobre canários, não sei como ajudar. Mas a forma carinhosa como fala dos canários é muito bonita, eles são lindos, e tomara que não seja nada de grave. Eu sou das malucas para quem os animais são gente, mas pronto, podia ter-me dado para pior...

Há anos que adorava ter um periquito, mas vivo dividida entre o dilema de o ter fechado numa gaiola, e saber que o Romeu será uma ameaça constante.

Maria L Filipe disse...

Oi Analuciana

Vou ver se alguém sabe de algo...

Já tive vontade de o levar p minha casa, mas a Nina ia assustá-lo e ainda piorava em vez de ajudar!!!
Ela fica maluca com os pombos lá da rua...nem imagino se levasse o Kikinho lá p casa!!!
Iam stressar-se os dois!!!

Mar.garida disse...

Ola Maluxa!
Tadinho do kikinho :( Como é que ele perdeu a perna? E em relação ao papá, será que fica com asma de noite por se cansar de cantar de dia? será velhice? Não entendo nada de canários.
Espero que melhore.
jinho

Espaço do João disse...

Querida Amiga. Entrei no seu espaço ser ser convidado, pelo facto peço desculpa. Vem a propósito as culturas biológicas. Como vamos alimentar a sociedade cada vez maior? É certo que não devemos abusar dos úímicos e, eu faço todos os possíveis para não usá-los mas, certas pragas estão tão infestadas que se torna quase impossível não usar certos productos. Já agora:- Porque fechar numa gaiola quem nasceu para a liberdade? Sabe uma coisa? Eu todos os dias dou de comer aos passarinhos que vivem livremente e, eles bem sabem a que horas está lá a papinha. Aparecem as mais variadas espécies. Verdilhões, Piscos, Pardais, Melros, Rolas; e tantos outros. Também são um chamariz para me limparem as árvores de frutos. Muitas das vezes até ás abelhas lhes dou de comer . É só questão de ir ás postagens mais antigas do meu espaço e terá a prova. Sou um amante da natureza por princípio e, como tal faço os possíveis por perserva-la. Um abraço João.

Maria L Filipe disse...

Amigo João,
Seja bem vindo ao meu cantinho!!!Aqui estão sempre convidados :))
João, se leu o texto que acompanha as fotos dos canarinhos, eu sou contra fechar animais!!! Alias sou pela Libertação Animal (já leu o livro??? )
Há 2anos tornei-me vegetariana, por uma questão ética, principalmente!!!
E por uma questão tb ambiental...e vou fazendo os possiveis por mudar os "maus" hábitos que fomos adquirindo ao longo do tempo!!!!!
A resposta a questão de como alimentar a população, está exactamente na mudança de habitos alimentares!!!
Resolveria metade dos problemas ambientais(e até de muitas doenças)do Mundo!!!
Abraço
Maluxa

Paula disse...

Obrigada minha krida
Uma beijoka :)

buedamau disse...

oi! eu percebo um bocadinho de passarada porque quando era adolescente tive centenas deles num grande viveiro e também criei muitos canários: tinha para cima de 50! curiosamente, após muitos anos sem nenhum tipo de animal, recebi este ano um canário, prenda do meu sogro. por si já era coincidência, mas tb lhe demos o nome de kiko, pq é laranjinha assim como estes e logo do benfica!
agora às tuas perguntas:
-se está a arfar de noite é provavel que tenha asma, tens de ir a uma loja de animais comprar um medicamento para ele, tadinho, o que deve ser+- económico; e manter a gaiola sempre bem limpinha e com água sempre fresca para o banho: são pássaros muito asseadinhos ;p
-isso das penas é normal no fim do verão e durante o outono: época da muda para as aves da nossa região (penas novas e bonitas para a época de criação no fim do inverno/início da primavera)
-não esquecer verduras e fruta dia sim dia não pelo menos e uma conchinha de choco das que se apanham na praia para minerais e amolar o bico e patas
-isso da pata não há nada a fazer, mas ele sobrevive bem, não sei é se algum dia o vais conseguir acasalar com um equilíbrio assim tão precário...
-quanto ao canto o anormal seria ele não cantar, logo sinal de alguma coisa errada, especialmente em dias de primavera como estes últimos: cantar é a profissão deles, 8 horas por dia!

pronto, é tudo, não te esqueças do remédio o mais rápido possível, isso do vet para um canário comum não vai ser grande ajuda, são muito pequenos!
ps: já agora vivo uma dualidade entre preso/livre nos animais (mesmo cães e gatos) como nas flores por exemplo; mas os canários são animais de gaiola, não existem nem sobrevivem em liberdade: são tentilhões selvagens domesticados à centenas de anos acho eu! talvez encontrassem comida se não passassem perto de nenhum gato, que eles nem veriam bem como perigoso, só para dar um exemplo ;p
qualquer coisa pergunta-me, estou a retomar esta actividade/paixão antiga e talvez possa dar uma ajuda...

Maria L Filipe disse...

Oiii :)
Vê lá só a coincidência:)
Eles são amarelinhos, só ficam mais laranja quando lhe dão as vitaminas vermelhas ... E o nome foi em homenagem de um amigo eheh..e assim ficaram todos :)
Há uns bons anos tb houve muita passarada lá em casa!!Não eram mais p falta de espaço.. O meu irmão ia com visgo apanhá-los :(
Teve uma serie de melros bebés...que desatavam numa chiadeira assim que nascia o sol e lá tinha de ir eu dar-lhes as papinhas com uma caninha...parecia que era a mãe deles lolol ...é k o maninho nem acordava p os tratar tadinhos!!!

Os kiko são da Mami...mas fikei ligada ao Kiko Junior depois do acidente da patinha!!
Eu sei que eles não podem ser soltos, pk foram domesticados há muitos anos :(
Enfim....

Akilo das penas parece que era mesmo piolho, pois desde que a minha mãe pôs o produto ele está bem melhor...ja está menos pelado!! Mas quando toma banho ainda parece um pinto enxarcado lolol

Mas o pai Kiko é que nos anda a preocupar!!! Disseram-me que se fosse asma que ele não cantaria!!!
Mas a verdade é que ele canta imenso na varanda e assim que os recolhemos ele fica naquele arfar e as x até tosse!!!
Vou ver se axo então o remédio!!!
O Veterinário onde costumo ir, tem especialista em aves :)
O problema é a falta de "€"

Bigada..e sendo assim hei-de "xatear-te" mais vezes lolol