São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Durante o governo do Imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.
![]() |
São Valentim |
Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Asterias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
2 comentários:
Olá querida! Vim fazer uma visita a você.
Gostei da história de São Valentim.
Aqui no Brasil estão chamando de dia do Amor. Penso que é válido, uma vez que Amor a todos e a todas as formas de vida, seria tão interessante quanto o amor entre namorados.
Abraços,
Elaine
Oi Elaine :)
Obrigada pela sua visita :)
Comecei hoje a seguir seu blog :)
Adorei as dicas e as receitas. sou vegetariana faz 4 anos em Março..
Por ser amiga dos animais, todos eles :)decidi então deixar de me alimentar de animais!! Faz sentido né?!?!
E concordo consigo em que devemos fazer o melhor pelo nosso Planeta e choca-me quando ouço pessoas inteligentes a não ligarem a isso!!!
Ah, encontrei seu blog, na Casa da Claridade, da nossa amiga Hazel :)))
Um beijinho
Milu *
Enviar um comentário